Como configurar o Google Analytics 4 na sua loja?
Publicado em:
Entenda neste tutorial como configurar o Google Analytics 4 na sua loja e quais são os eventos integrados.
O Google Analytics 4 (GA4) é uma versão atualizada e avançada da plataforma de análise do Google, que fornece insights valiosos sobre o desempenho da sua loja virtual. Ele desempenha um papel crucial na compreensão do comportamento dos usuários, rastreamento de conversões e otimização das estratégias de marketing.
Para criar configurar o Google Analytics 4 na sua loja passos abaixo:
Passo 01) Acesse o painel do Google Analytics e clique na Engrenagem no canto inferior esquerdo.

Passo 02) Clique em Fluxo de dados.

Passo 03) Em seguida clique na seta.

Passo 04) Copie o ID da métrica e cole em um bloco de notas.

Colando o ID da métrica dentro do seu painel da BW Commerce
Passo 05) Acesse o painel administrativo da BW Commerce e selecione Integrar > Aplicativos em seguida procure por Google Marketing.

Passo 06) Procure por Google Analytics e cole o ID copiado no passo 04.
Após colar o código, clique em Salvar.

| Evento | Finalidade |
| page_view | um usuário visualiza uma página |
| view_item | um usuário visualiza um item |
| begin_checkout | um usuário inicia a finalização da compra |
| view_cart | um usuário visualiza seu carrinho |
| purchase | um usuário conclui uma compra |
| search | um usuário pesquisa em sua loja |
| add_to_cart | um usuário adiciona itens ao carrinho |
| remove_from_cart | um usuário remove itens de um carrinho |
| add_shipping_info | um usuário envia suas informações de envio |
| add_payment_info | um usuário envia suas informações de pagamento |
⚠️ Importante: Os eventos coletados são enviados automaticamente quando configurado o aplicativo do Google Analytics na plataforma BW Commerce. Caso utilize o Google Tag Manager, disponibilizamos o dataLayer (DL) com os dados de cada evento.
Caso você já tenha criado o seu código UA e realizou a integração do Google Analytics direto no painel da BW Commerce conforme o passo a passo acima, você não precisa realizar essa ação novamente via Google Tag Manager. Nós não recomendamos que você integre o seu código duas vez pois isso pode duplicar os dados coletados, deixando os relatórios do Google imprecisos.