Voltar

Como criar Ofertas Periódicas?

Publicado em:


Diversas possibilidades, uma única seção: Ofertas Periódicas é uma nova ferramenta de Marketing para criar promoções totalmente personalizadas de acordo com a sua estratégia de vendas.

1) Para acessar vá em: Administrar > Marketing > Gerenciar Promoções.

2) Clique em Ofertas Periódicas.

3) Esta é a tela inicial de configuração. Para começar clique no botão “+ Criar promoção”.

Passo a passo na prática: conheça a função de cada campo para sua ação promocional

Vamos imaginar a promoção Leve 3 e pague 2

Configurações

Configurações Iniciais

  • Tipo de oferta: para este exemplo escolha a opção Desconto. Através dela você aplicará um desconto com base na regra de compra configurada

📌 Obs.: em outro cenário, você pode utilizar a opção Preço Final para estipular um valor final fixo para sua promoção. Por exemplo: “Compre 3 produtos por R$ 300,00 ou “Todos os produtos da loja por R$ X cada.”.

  • Nome da oferta: este é um campo para controle interno, onde você define um nome para diferenciar cada campanha que lançar. Exemplo: [BLACK FRIDAY 2022] Leve 3 e pague 2.
  • Habilitar oferta: através deste toggle localizado à direita das abas Configurações, Produtos e Categorias Vinculadas, desabilite e habilite a condição especial configurada na sua loja.

Configurações da oferta

  • Lista de clientes: escolha aqui qual das suas listas será a selecionada para receber a oferta. Lembrando que você também pode aplicar para todas as listas. Por exemplo: a loja atende atacado e varejo. Caso queira aplicar a promoção somente na lista de varejo, é possível.
  • Quantidade mínima: seguindo o nosso exemplo, a quantidade deve ser 3, ou seja, o cliente precisa comprar 3 itens para receber o benefício. Além disso, você consegue definir a regra para aplicação da condição especial somente para produtos iguais, através do toggle abaixo do campo.

  • Percentual de desconto: neste campo configure qual a porcentagem aplicada na condição promocional.
  • Quantidade aplicada: quantidade de produtos que entram na regra de desconto.

Neste exemplo “Leve 3 e pague 2” o cliente ganhará um produto. Sendo assim, o Percentual de desconto deve ser 100% e a Quantidade aplicada deve ser 1 (o desconto de 100% será aplicado em um produto).


Configuração de Layout

  • Texto da tag: informe a descrição da tag que aparecerá no produto em promoção.
  • Cor da tag: destaque a tag com a cor que desejar. Para configurar é só clicar em cima da faixa de cor ou digitar o código da cor.

Você poderá ver ao lado seus ajustes em tempo real:

📌 Obs.: a tag aparece na página de pesquisa sobre a imagem dos produtos.


Validade da Promoção

Defina o período de veiculação da sua promoção. Para ativar essa função, clique em cima do toggle e configure as datas e horários de início e fim da sua oferta.

Antes de partir para a próxima etapa, lembre-se de clicar em Salvar.

Vinculando produtos e categorias

Nas abas Produtos Vinculados e Categorias Vinculadas, próximos à aba Configurações, você vai definir quais produtos/categorias farão parte da sua ação promocional. 

Você pode fazer a busca dos produtos por descrição ou referência e a busca da categoria por nome. 

As buscas aparecerão na lista de não vinculados à esquerda. Para vincular, selecione os produtos/categorias clicando em cima de cada um e, por fim, no botão Vincular

Você pode realizar outras funções, como: vincular ou desvincular todos e desvincular um ou mais produtos.

Caso queira editar a oferta cadastrada, clique no ícone do lápis localizado no canto direito do registro. Você também pode habilitar e desabilitar a oferta através do toggle ao lado do ícone de edição.

Pronto, agora a sua promoção está criada! 🚀


Exemplos de uso para o tipo de desconto Preço Final

Feitas as configurações iniciais, siga para os próximos passos:

  • Quantidade mínima: neste caso deve ser 3 (o usuário precisa comprar 3 itens).
  • Percentual de desconto: configure quanto custará cada item com base na regra promocional. Neste caso, independe do preço original e será igual a "100".
  • Quantidade aplicada: nesta situação é 3 (os 3 itens comprados terão um valor de R$ 100,00 cada).

  • Quantidade mínima: aqui configure “1”. Neste caso todo item terá seu preço alterado.
  • Percentual de desconto: adicione qual será o valor promocional de cada item.
  • Quantidade aplicada: informe “1”. Isso quer dizer que cada produto vinculado à promoção terá o preço definido no campo Percentual de desconto.


📌 Importante: as promoções configuradas não alteram o preço do produto na loja virtual. O desconto, conforme a regra determinada, é aplicado somente no carrinho de compras.

Exemplo: vamos pegar como base este último caso “Todos os Produtos por R$ X”. Digamos que o cliente adicione seu item no carrinho de compras. Neste caso, o preço mostrado continuará sendo o original, somente será incluído os Descontos abaixo do Subtotal, mostrando a diferença do preço original para o preço promocional.

Nesta regra há exceção: somente quando o campo “Quantidade mínima” for setado como “1”, o valor de desconto aparecerá na pesquisa.


Observações finais

  • É possível ativar mais de uma promoção ao mesmo tempo. Neste caso, se você tem duas promoções sobre um mesmo produto, a última oferta configurada será a aplicada.
  • Antes de lançar a promoção, teste para garantir que tudo sairá como o esperado.

Boas vendas! 😀

Este tutorial ajudou você?