Voltar

Como fazer um Redirecionamento 301 na minha loja?

Publicado em:


Entenda neste artigo como fazer o redirecionamento 301 na sua loja.

Este processo de redirecionamento 301 ou redirect 301 ocorre na maioria das vezes em migração de plataformas ou até mesmo para indicar aos usuários de seu site que o endereço da página procurada foi alterado e possui uma nova URL.

💡 Em um exemplo prático: Vamos supor que um produto X era acessado pela URL: www.meudominio.com.br/produto/anel porém, com a migração de plataforma, a URL passou a ser: www.meudominio.com.br/produto/anel-em-rodio

Com essas mudanças de URL's, o endereço utilizado anteriormente da página poderá não funcionar mais exibindo um erro, e consequentemente, a loja poderá perder relevância nos buscadores por ter alterado ou até mesmo criado novos links, podendo afetar o SEO da página ou da loja no geral. 

Por precaução, ao realizar estes apontamentos, você evitará que o visitante se depara com o erro de página não encontrada (erro 404) e irá informar aos robôs dos buscadores que a página foi renomeada e movida para um novo endereço.

Para realizar estes redirecionamentos, siga os passos abaixo:


Passo 01) Neste primeiro momento precisaremos identificar quais são as URLs de sua loja que deixaram de existir. Para isso, você deverá acessar o Google e no buscador, procurar por: site:www.meudominio.com.br

Passo 02) Após realizar a pesquisa, você precisará abrir todos os links de cada página que o Google exibiu como resultado. 
Separe em um arquivo todos os links que apresentaram problema como erro 404 ou que não tragam nenhum produto de sua loja.

💡 Dica: Verifique todos os links de uma página e somente após finalizar, mude para a próxima página.

Passo 03) Ao finalizar a pesquisa de URLS e colocar em um arquivo, chegou a hora de identificarmos quais são as novas URLS utilizadas. 
Acesse sua loja virtual atual e pesquise pelo produto que apresentou problema para identificar a nova URL. Acesse o produto desejado e copie o link que resultou.
Resumindo o processo, você fará a equivalência da URL antiga para a URL nova:

⚠️ Importante: Se você não encontrar a página atual do produto, direcione para o domínio principal, ou para a categoria principal.

Passo 04) Após realizar a busca das URLS antigas e fazer a equivalência, chegou a hora de criar os redirecionamentos. 
Feito isso, vamos acessar o painel administrativo da BW Commerce e vamos nos direcionar para a página Configurar > Redirecionamentos.

Passo 05) No canto superior direito, clique em “Incluir” e preencha os campos da seguinte forma:

  • Url de Origem: Selecione a opção Igual e ao lado inclua a URL antiga.
  • Url de Destino: Inclua neste campo a URL nova (Atual).
  • Código: Selecione a opção 301 - Movido permanentemente.

Após realizar o preenchimento, clique em Salvar.

⚠️ Importante: Repita o processo de cadastro com todas as URLS que apresentaram erro. Desta forma, você evitará com que sua loja perca engajamento nos buscadores.

Este tutorial ajudou você?