Como integrar o intermediador de pagamento: PagSeguro

O PagSeguro é um meio de pagamento do grupo UOL, aceitando mais de 25 formas de pagamento através de sua loja virtual.


Para utilizar, sua empresa deve realizar um cadastro no PagSeguro e vincular uma conta bancária ao CNPJ.


Como realizar o cadastro?

  1. Clique aqui para criar sua conta; 
  2. Escolha o tipo de conta que se adeque ao seu perfil de usuário (Comprar – conta utilizada para realizar compras utilizando a forma de pagamento PagSeguro; Vender – conta  utilizada para vender com PagSeguro);
  3. Preencha o formulário de cadastramento informando seus dados;
  4. Aceite os termos do Contrato do PagSeguro;
  5. Clique em “Finalizar”.

Sua conta será criada e uma confirmação será enviada à sua caixa de e-mail (o mesmo e-mail informado como login no ato do cadastro). Confirme-o para ativar a sua conta.

Importante: só é possível entrar na sua conta após a ativação da mesma.

Pronto! Sua conta PagSeguro está apta para ser utilizada.


Como gerar o token do PagSeguro

Primeiro vamos configurar no site do PagSeguro.

Passo 01 - Acesse a conta do PagSeguro com seu usuário e senha.

Passo 02 - Selecione a opção "Minha Conta".

Passo 03 - Selecione a opção "Venda Online" e posteriormente a opção Integrações.

Passo 04 - Selecione a opção "Gerar Token" e anote o número gerado para configurar posteriormente em sua loja virtual.

Como ativar o checkout do PagSeguro

Passo 01 - Vá em Configurações > Módulos de Pagamento e clique no botão Configurar no bloco do PagSeguro. Após, clique na aba Integração Manual.

Nessa aba preencha os campos da maneira informada abaixo.

  • E-mail da Conta - Informe o E-mail cadastrado no PagSeguro;
  • Token de Segurança - Informe o token que você gerou no site do PagSeguro;
  • Mensagem na Fatura - Informe a mensagem que deve aparecer na compra para o seu cliente. Ex: "JOIASDABW";
  • Utilizar o PagSeguro no checkout da Loja - Marque a opção.

Após preencher os campos, clique no botão Salvar.


Como configurar na loja virtual

Passo 01 - Vá em Configurações > Gerais e role até o final da página. Preencha os campos como indicado abaixo:

  • Valor Mínimo da Parcela - Informe o valor mínimo da parcela. O padrão do PagSeguro é R$ 5,00. Neste caso informe 5.
  • Quantidades de Parcelas Sem Juros - Informe a quantidade de parcelas sem juros que você irá ofertar nas compras em sua loja virtual: Ex: 3.
  • Quantidade Máxima de Parcelas - Informe a quantidade máxima de parcelas que o cliente poderá parcelar as compras. O padrão é 12.

Feito todos os passos acima, realize o login com uma conta de cliente teste e verifique se está sendo exibida as opções de Cartão de Crédito, Débito Online e Boleto Bancário nas opções de pagamento para o cliente.


Como vincular uma conta bancária a minha conta no PagSeguro

Acesse o site do PagSeguro clicando aqui.

Passo 01 - Selecione Minha Conta > Transferências > Conta bancária;

Passo 02 - Selecione a opção Informar uma conta bancária;

Passo 03 - Preencha o formulário e clique em "Continuar".

Feito os passos acima, é só aguardar o retorno de confirmação do PagSeguro.


Como validar minha conta do PagSeguro

Após ter criado sua conta no PagSeguro e habilitado o módulo de pagamento na sua loja, chegou a hora de verificar a sua conta para recebimento do seu saldo das transações.

A verificação de conta certifica que você é realmente o dono da conta PagSeguro através de depósito bancário.

Para iniciar este processo, você precisa acessar sua conta no PagSeguro, ir até o menu "Transferências", depois em "Conta Bancária" e ao clicar em "Verifique sua conta no PagSeguro", informe os dados da sua conta corrente.

Em até 4 dias úteis o PagSeguro fará dois depósitos de R$ 0,01 até R$ 0,99 em sua conta cadastrada, os quais você informará também acessando a sua conta do PagSeguro na mesma tela.

É importante verificar sua conta antes de você receber o saldo do seu primeiro pagamento.

Veja no tutorial abaixo como realizar o processo de verificação da sua conta no PagSeguro:


Dúvidas Frequentes

O PagSeguro é um dos meios de pagamento mais usados no Brasil, por isso é importante que você tenha uma plataforma que ofereça essa integração.

Veja no vídeo abaixo que preparamos para você!


As vantagens de usar o PagSeguro:

  • Segurança para as suas transações;
  • Venda Rápida;
  • Sem mensalidade;
  • Diversas formas de pagamento;
  • Parcelamento das vendas em até 12x;
  • Proteção contra Fraude (Gerenciamento de Riscos);

Como funciona o PagSeguro?

O PagSeguro é um meio onde ambas as partes concordam com os termos da transação (valor; descrição do produto; tempo de inspeção; informações sobre o envio). Após o comprador realizar o pedido e escolher a forma de pagamento, a transação passa por uma análise do sistema do PagSeguro e normalmente a efetivação é em tempo real, porém pode apresentar variações dependendo da forma de pagamento.

Após aparecer o status de “Aprovado” é só enviar o pedido e informar ao seu cliente os dados para rastreamento.


Como funciona o Checkout Transparente do PagSeguro?

Com o Checkout transparente você permanece na página durante toda a transação o que faz com que o número de abandono de carrinho diminua em 30%, assim deixando a experiência de seu cliente mais otimizada.


Como é feita a integração do PagSeguro com a plataforma?

É um processo simples e rápido, após o seu cadastro no Pagseguro você consegue gerar um Token que usará para configurar a forma de pagamento dentro da plataforma, lá você vai encontrar as opções de parcelamento e também a mensagem que irá aparecer para o seu cliente após a efetivação da compra. Ex: JOIASDABW.

O prazo de vencimento do boleto é de 3 dias úteis e 10 dias corridos após o vencimento para o cancelamento da transação.

O PagSeguro envia uma notificação a cada mudança de status da transação. No caso do boleto, se pago, pode levar até 3 dias, uma vez que depende do retorno da instituição financeira.