Como realizar a configuração POP para e-mails personalizados

Entenda através deste tutorial como configurar seu e-mail personalizado em um gerenciador de e-mail: Outlook, Thunderbird etc.


O que é o protocolo POP?

O POP tem por principal função acessar a caixa de entrada da conta configurada e efetuar o download das mensagens para o ambiente local (seu computador, smartphone ou outro dispositivo). Como mencionado, o POP acessa somente a pasta de entrada das mensagens, caso existam outras pastas de email que você tenha criado, elas ficarão indisponíveis.

Assim que as mensagens são baixadas para o seu dispositivo, por padrão, são excluídas do servidor de e-mail. Isso pode gerar um futuro problema, caso venha a formatar sua máquina, por exemplo, onde não existirá backup das mensagens.

Há a possibilidade de configurar, via software, a opção de não remover mensagens do servidor, porém, seu uso não é garantido.

Assim que você acessar sua conta de e-mail, as mensagens serão baixadas e serão excluídas do servidor, isso faz com que somente você possa ter essa conta configurada. Caso queira ter a conta em outros dispositivos, definitivamente, o POP não seria uma boa opção como protocolo de recebimento.

Além disso, como o POP é limitado a visualizar somente a caixa de entrada, as mensagens enviadas ficam em uma pasta local em seu dispositivo.
Indicação de uso: O POP é indicado em casos que você necessite realizar o backup de conteúdo da sua conta de e-mail.


Quais são as configurações POP da hospedagem?

  • Servidor de entrada de e-mail: pop.uni5.net

  • Servidor de saída de e-mail: smtp.uni5.net

  • Porta SMTP: 587

  • Marcar a opção: Meu servidor requer autenticação

  • Desmarcar a opção: Deixar uma cópia no Servidor

📌 Importante:

Caso você tenha dúvidas de como realizar a configuração em seu dispositivo, clique aqui e siga as instruções da Kinghost.

Você pode acessar seus e-mails através do Webmail, aprenda aqui:

📧 Como acessar o e-mail personalizado através do webmail