Como cadastrar um produto com variação

Entenda neste artigo como cadastrar um produto com variações, seja de cor, tamanho ou material.


Um produto com variação é quando você tem um produto e que contém variações de cor, tamanho ou material.

Suponhamos que você tenha  tenha uma loja de camisetas e gostaria de vender uma camiseta que está disponível nos tamanhos P, M, G e nas cores Azul e Amarelo. Neste caso, você pode cadastrar como um produto com variação de tamanhos e cores.

Antes de iniciar o cadastro de produtos, recomendamos que seja realizado o cadastro das categorias. Trata-se de um campo obrigatório para cadastrar um produto.

⚠️ Importante

Todos os campos marcados com um * (Asterísco), são obrigatórios.


Passo 01 - Acesse o painel administrativo da BW Commerce, vá até o menu "Catálogo > Produtos".

Passo 02 - Clique no botão "Novo Produto" no topo da tela.

Passo 03 - Na página do novo produto você terá muitos campos para preencher, mas calma que vamos explicar cada um deles. Vamos começar com a primeira aba, Dados Gerais.

  • Tipo de Cadastro - Selecione a opção Produto com Variação;
  • Referência - Pode ser o código que vem da fábrica ou o código de referência criado por você mesmo;
  • Descrição - Descrição curta do produto que será exibido na loja;
  • Descrição Completa - Descrição completa e detalhada do produto;
  • Descrição SEO - É um descrição utilizada para indexar sua página nos buscadores. Uma descrição otimizada visa alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para sua loja;
  • Link de assinatura - Ao cadastrar um link o botão Comprar será alterado para um botão Assinar e ao clicar no mesmo, o usuário será direcionado para o link inserido;
  • Marca - Você pode vincular uma marca a esse produto, precisa ser cadastrada em "Catálogo > Marcas";
  • Hierarquia - Seleciona qual categoria você quer vincular a esse produto, quanto mais níveis de hierarquias vinculadas, mais específica será a busca para esse produto;
  • Unidade de Medida - Selecione o tipo de medida em que o produto será comprado. (Roupas: Peça, por exemplo). Precisa ser cadastrada em "Catálogo > Unidades de Medida";
  • Vídeo Youtube - Você poderá inserir um vídeo por produto, e este deverá estar previamente hospedado no YouTube. Copie e cole a URL original do vídeo, e não a URL encurtada.
  • Categoria Google - Você deve digitar o código da categoria do Google, clicando no nome do campo você será direcionado para uma nova página contendo uma lista completa dos códigos;
  • Gênero e Faixa Etária - Caso você esteja fazendo camapnhas no Google você pode escolher o gênero e a faixa etária do seu público;
  • Data de Aquisição - Insira a data em que o produto foi adquirido;
  • Dimensões (AxLxC) - Respectivamente altura, largura e comprimento, aqui você irá determinar quanto mede o seu produto, tudo em centímetros;
  • GTIN - Significa Número Global de Item Comercial, é um identificador para itens comerciais. Esses identificadores são usados ​​para pesquisar informações sobre o produto em um banco de dados que pertence a um varejista, fabricante, colecionador, pesquisador ou outra entidade;
  • NCM - É a sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul. Toda e qualquer mercadoria que circula no Brasil deve ter o código NCM e este código deve ser informado no preenchimento da nota fiscal e outros documentos de comércio exterior;
  • Campos Personalizados - Veja o tutorial completo de como configurá-los clicando aqui.
  • Ignorar Correios - Marcando essa opção nenhuma opção dos Correios será exibida na compra do produto. Por exemplo a compra de um produto muito grande ou algo que os Correios não aceitam, para enviar será necessária essa opção;
  • Frete Grátis - Não será cobrado o frete de envio para o produto;
  • Sem Frete - Deverá ser marcada quando a pessoa que compra o produto não irá receber ele fisicamente. Por exemplo a compra de um curso online;
  • Não Movimentar Estoque - O campo estoque não irá alterar após a finalização do pedido;
  • Venda Exclusiva - Você irá marcar quando esse produto apenas poderá ser comprado quando ele estiver sozinho no carrinho;
  • Ativado - Esse campo irá determinar se o produto irá ou não aparecer na loja.

Não se esqueça de clicar no botão "Salvar", para não precisar recomeçar tudo de novo.


Passo 04 - Agora vamos para a segunda aba, Características.

  • Nome - Escolha um nome breve para a característica do produto;
  • Descrição - Nesse campo você escrever uma descrição detalhada sobre a característica;
  • Ordem - Funciona de forma crescente, sendo o número 1 (um) o primeiro banner a aparecer, número 2 (dois) o segundo e etc...

Passo 05 - Seguindo para a terceira aba, Imagens.

Obs: Fique atento para a informação no topo da aba.

Nessa aba você irá inserir todas as imagens para o produto. Para começar clique no botão "Escolher arquivos" (Você pode selecionar mais de um arquivo por vez), clique no botão "Imagem original" e selecione as dimensões da imagem (A primeira opção é apenas caso seu arquivo possua dimensões diferentes das sugeridas), por fim clique em "Enviar Arquivos".

Nas imagens cadastradas pode ser observado o campo Ordem, ele determina a ordem de exibição das imagens na tela do produto. A imagem que possuir a opção Principal marcada, é a que vai aparecer na tela principal da loja.


Passo 06 - Na quarta abaFiltros/Vínculos/Emb.

  • Filtros - Comece a digitar no campo acima para vincular um filtro específico a esse produto;
  • Produtos para Comprar Junto - Clique no botão "Inserir" para abrir uma janela, nela pesquisa qual produto poderá ser comprado junto com esse;
  • Produtos Vinculados - Você pode vincular um produto no outro;
  • Embalagens do Produto - Aqui você irá escolher se o produto irpa ter uma embalagem própria para ele;
  • Transportadora Exclusiva - Pode ser escolhido se o produto só será enviado através de uma transportadora exclusiva.

Passo 07 Seguindo para a quinta aba, Variações.

Para iniciar nessa aba, você irá clicar no botão "Nova Variação".


Passo 08 - Vamos configurar uma variação.

  • Referência - Pode ser o código que vem da fábrica ou o código de referência criado por você mesmo;
  • Material - Clique e escolha o material principal do produto;
  • Cor - Clique e escolha a cor principal do produto;
  • Tamanho - Clique e escolha o tamanho principal do produto;
  • Composição - Aqui informe uma característica extra;
  • Quantidade Mínima - Determine a quantidade mínima que o clinte precisará comprar dessa variação;
  • Estoque - Aqui você insere exatamente quantas unidades dessa mesma variação do produto há em estoque;
  • Desconto - É a porcentagem de desconto aplicada no preço do produto;
  • Peso - Determine no campo quanto pesa o produto;
  • Ordem - Você irá colocar em forma crescente a ordem de aparecimento da variação na loja;
  • Não Movimentar Estoque - O campo estoque não irá alterar após a finalização do pedido;
  • Ativado - Esse campo irá determinar se o a variação desse produto irá ou não aparecer na loja.

Depois de cadastrar toda a variação, clique no botão "Salvar".


Passo 09 E por fim na sexta abaPreços.

Aqui você irá apenas determinar quanto o seu cliente irá pagar em uma variação específica do produto. Se deseja que o preço não apareça e que o cliente precise entrar em contato para saber o preço, marque a opção Sob Consulta.

No começo da página você tem as opções para alterar em todas as variações de uma só vez.


Para finalizar todo o cadastro, NÃO SE ESQUEÇA de clicar no botão "Salvar".



Abaixo você pode visualizar um exemplo do produto exibido na loja.


❓ Dúvidas Frequentes

Passo 01 - Certifique-se que o produto possui um preço cadastrado.

Vá em "Catálogo > Produtos > Escolha o produto desejado > Aba Preços".


Passo 02 - Acesse a sua loja e limpe o cache de navegação.

Algumas vezes pode ser que o produto ou preço demore para atualizar, isso é levado em conta do cache. Para limpá-lo utilize um dos comandos abaixos:

Computadores Windows: CTRL + SHIFT + R.

Computadores MacBook: COMAND + SHIFT + R.